Enem

Informações sobre o ENEM

A função do ENEM

Criado no ano de 1998, o ENEM teve primeiramente a função de servir como instrumento de avaliação do desempenho escolar ao final do ensino médio em todo o território nacional. As informações obtidas seriam utilizadas para guiar a tomada de decisões na política educacional, na tentativa de unificar o ensino básico em todo o país e aperfeiçoá-lo.

Somente a partir de 2009 o ENEM passou também a estabelecer critérios de acesso aos programas governamentais, como o ProUni e o Sisu. O uso dos resultados do ENEM para ingresso em universidades é também possível e o governo deixa a regulamentação específica a cargo das próprias instituições.

Através do resultado do ENEM, os candidatos maiores de 18 anos que não têm o ensino médio concluído podem obter a certificação, desde que seja atingida a pontuação mínima requerida.

ENEM – breve histórico

No período entre 1998 e 2008, a prova do ENEM era aplicada em um único dia e constava de 63 questões interdisciplinares de múltipla escolha.

Em 2009 foi implementada uma nova estrutura e o ENEM passou a ocupar dois dias de prova com 90 questões em cada um deles; 45 direcionadas para cada uma das quatro áreas do conhecimento:

-Linguagens: língua portuguesa, língua estrangeira (espanhol ou inglês), literatura, linguagens artísticas e educação física.

-Matemática

-Ciências da natureza: química, física e biologia.

-Ciências humanas: geografia, história, filosofia e sociologia.

Também é solicitado que o candidato redija uma redação a partir de tema proposto.

O que o ENEM avalia

A prova do ENEM busca avaliar os candidatos em 5 habilidades:

Domínio de linguagens

O candidato deve ter domínio não apenas da norma culta da língua portuguesa, mas também compreender as linguagens: artística, matemática e científica. São cobrados também conhecimentos em inglês ou espanhol.

Compreensão de fenômenos

Esta é a habilidade de utilizar todos os conhecimentos obtidos no ensino médio para compreender fenômenos naturais, manifestações artísticas, processos histórico-geográficos e o que concerne à produção de tecnologia.

Situações-problema

As questões também exigem a interpretação de dados (através de gráficos, tabelas etc) que devem ser organizados e relacionados de forma a possibilitar a solução de situações-problema propostas.

Encadeamento de ideias

É cobrado que o candidato seja capaz de unir seus conhecimentos às informações fornecidas para a construção de argumentação sólida.

Elaboração e propostas

De acordo com os conteúdos do ensino médio, é esperado que o candidato seja capaz de formular estratégias de intervenção solidária, com respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural.

 

Como estudar

Fazer simulado