Qual a Importância do simulado do Enem na Preparação Para As Provas?

Fazer simulado é importante?

simulado-do-enem Muitos alunos se questionam sobre a importância de fazer simulado na  preparação para o ENEM. Não têm certeza se será realmente útil  “perder um tempão” fazendo uma prova que “não vale nada”. Qual seria a  diferença entre o simulado e o estudar normalmente?

 Já entre os professores e especialistas em concursos, a opinião é      unânime: fazer simulado é fundamental para passar no ENEM.

Simulado serve para quê?

Sabe aquela preguiça que dá de fazer um simulado do ENEM? É a mesma preguiça que será sua inimiga no dia da prova.

O treino para o ENEM não se restringe ao estudo dos conteúdos do ensino médio; você deve treinar seu raciocínio lógico, sua capacidade de concentração e sua paciência.

A paciência indispensável para ficar horas sentado numa cadeira fazendo uma prova.

Muitos estudantes relatam que depois de algum tempo já não “aguentam mais” e acabam fazendo as questões que faltam de qualquer jeito ou chutam tudo só para acabar logo.

O simulado do ENEM não serve apenas para testar seu conhecimento; o mais importante no simulado não é ficar conferindo as respostas com os colegas. O mais importante é avaliar quanto tempo durou sua paciência. É este o fator determinante para um bom resultado. Quanto mais tempo você ficar com o ânimo igual ao do momento inicial da prova, mais poderá realmente acessar todos os seus conhecimentos e habilidades.

A impaciência, a inquietude e a ansiedade nublam a inteligência mesmo dos maiores gênios.

Como usar o simulado para estudar para o ENEM

No dia a dia de estudo, você deve, sim, pensar em ficar confortável, porém, isso deve ter um limite. Quanto tempo você consegue estudar deitado na cama antes de cair no sono? Uns cinco segundos… Já enquanto está numa carteira ou mesmo na mesa em casa, o estudo rende muito mais.

Programe simulados em casa

Na internet você pode encontrar as provas do ENEM dos anos anteriores. Prepare na sua casa um cômodo silencioso, fique de frente a uma parede (para não ter a atenção desviada para sua coleção de DVDs, por exemplo) e simule todas as condições do dia da prova.

Deixe o celular desligado, respeite aquela meia hora de espera que antecede a entrega do caderno de questões, tenha em mãos todos os itens necessários para fazer a prova, para não precisar sair da cadeira e deixe um relógio à vista para o controle do tempo.

Terminado o tempo da prova, avalie seu nível de cansaço, observe até quando você teve disposição e anote esses detalhes para poder melhorá-los nos próximos simulados.

 

Aprenda mais no Curso segredos do enem